Como me encontrar



c i b e l e m s n a k a m u r a @ h o t m a i l . c o m




domingo, 25 de outubro de 2020

Esculturas "Introspeção" por Oscar D'Ambrosio

Introspeção 

“Arte em tempo de coronavírus (590)

O período de pandemia pode ser caracterizado pelas mais diversas necessidades interiores, entre elas a de estabelecer novos diálogos internos e com o mundo. O trabalho visual da artista visual Cibele Nakamura (@cibelemsnakamura), de São Bernardo do Campo, SP, promove justamente essa discussão ao apresentar duas obras que dialogam entre si.

Realizadas em cerâmica, pela modelagem de placas e queimadas em forno elétrico a 1260°C, com 28 cm diâmetro, a peça mais escura, e 26 cm de diâmetro, a mais clara, as obras apresentam, de maneira visual, como podemos nos sentir ao longo de diversas situações vivenciais, mas principalmente perante o período em que o mundo mudou com a COVID-19.

Enquanto uma peça conduz para uma interioridade, seja de si mesmo, da segurança do útero materno ou das entranhas do próprio cérebro; a outra já aponta para um movimento de conexões mais dialogadas com o mundo externo. São duas facetas que se completam, mostrando os movimentos internos de cada um de nós.

Os trabalhos apresentam a capacidade de nos fazer pensar se estamos em um momento mais voltado para atender os apelos externos ou mais fechados em nossos próprios labirintos perante a caminhada existencial terrena, com suas múltiplas aventuras, das quais nunca saímos ilesos, mas sempre transformados.”

Oscar D’Ambrosio

Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Plesbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicações e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário